NOTA DE EXU
A morte chegou para os teus olhos e os meus olhos sentiram seu desespero. Aflito meu coração disparava feito um tambor; seus olhos fitavam os meus em total cumplicidade, minhas pernas perderam as forças. Quando vi as chamas consumirem seu corpo, seus gritos de dor chegaram aos meus ouvidos como um punhal ao meu coração. Todo meu ser estremeceu de dor e ódio. A penumbra da noite não me deu tanto medo como saber que te perdi.
Calado, angustiado e sem ação fui levado a prisão. No calaboço do submundo fiquei sem vontade de viver. O brilho dos teus olhos ainda estava na minha mente, mas um elemento me fez refletir. O fogo que te consumiu em minutos eu queria dominá-lo.Nas lamúrias profundas do meu ser, todos os meus algoz eu iria destruir. Eu iria cobrar, cada dia, cada mês e cada ano que passei naquela prisão fédida e escura.
Do mundo parti, mas eu não fui para o vale dos suicídas, eu fui direto para a mais profunda das trevas. Pois meu coração se fechou como uma rocha. Nem a escuridão tãopouco o fogo foi capaz de destruí-lo, pois eu já dominei os dois.
Aqui começa minha tragétoria de como me tornei o Exú mais poderoso da Kalunga, Exú 7 Capas "O cavaleiro Negro".