Este é um curso de análise e interpretação da narrativa literária tendo como principal objetivo ensinar como entender o romance Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, a partir de alguns fatores básicos, tais como:
O que é que faz com que Grande Sertão: Veredas seja a obra literária mais importante da moderna literatura Brasileira?
Será que a técnica discursiva predominante em Grande Sertão: Veredas é realmente a do monólogo, como muitos afirmam?
Por que o título de Grande Sertão: Veredas foi escrito desta maneira, com dois pontinhos (:) separando a expressão Grande Sertão de expressão Veredas?
A palavra nonada, que dá inicio a narrativa Grande Sertão: Veredas tem gerado muitos equívocos, quanto ao seu verdadeiro sentido. Como resolver esta questão?
O texto de Grande Sertão: Veredas começa com um sinal de diálogo, a que chamamos de travessão (–), introduzindo a fala do herói Riobaldo, mas esse sinal não voltará a aparecer em nenhum outro lugar, no decorrer de toda a narrativa, enquanto introdução das réplicas do senhor com quem ele fala no transcurso da narrativa. Como se explica isso?
O eixo que une entre si os acontecimentos no desenrolar da narrativa refere-se a um conflito ao nível não dos acontecimentos, mas das ideias manifestas através dos acontecimentos. Será que esta afirmação é realmente verdadeira?
Estas e outras questões são metodicamente analisadas e respondidas no decorrer do curso.
Não percam a oportunidade de confrontar o que vocês mesmos pensam com o que pebsa o professor acerca do romance Grande Sertão: Veredas.
Este curso pretende ensinar e, ao mesmo tempo, divertir, unindo o que é útil ao que é agradável.