Error loading page.
Try refreshing the page. If that doesn't work, there may be a network issue, and you can use our self test page to see what's preventing the page from loading.
Learn more about possible network issues or contact support for more help.

CIDADE

Ensaio de aproximação conceitual

ebook
1 of 1 copy available
1 of 1 copy available

As sociedades nem sempre constroem cidades. Quando o fazem, têm nelas um modo de existência material como meio de existência e símbolo do que são e pretendem. Moldada por uma sociedade, a cidade passa a ser molde para outras que nela venham querer habitar. Símbolo do que é uma sociedade, a cidade pode iludir ostentando o que uma sociedade não é. Sociedades podem desaparecer sem que o façam suas cidades. Na cidade, há domínios exclusivos, onde quem os têm como seus priva todos os outros de seu uso: os espaços privados. Os domínios privados relacionam-se pelo vazio de ruas e praças, meios de relação de cada um com todos os demais: o espaço público, a princípio, é um mero vazio. Edificações e demais meios materiais existentes em função do bem comum ocupam em parte o vazio público: é a coisa pública. A coisa pública, sendo também matéria, é diferente da pessoal: sua apropriação é sempre provisória, nunca definitiva. Por vezes, os bens comuns são tomados ao conjunto dos cidadãos, adquirindo o caráter de uma perene posse pessoal, quando, então, chegam a transformar-se em meros monumentos à vaidade pessoal. Enfim, a cidade, suas ruas, suas praças e edifícios públicos em suas definições primeiras e permanentes, às quais todas as outras devem reportar-se.

Uma primeira versão deste instigante texto foi publicada na revista Caramelo 7, São Paulo, FAUUSP, 1994, mas difere da ora publicada em vários aspectos. A presente versão é a reedição da que aparece no livro Dois ensaios, São Paulo, Alice Foz, 2003, hoje esgotado. (05/09/2017)

  • Creators

  • Publisher

  • Release date

  • Formats

  • Languages

Formats

  • OverDrive Read
  • EPUB ebook

Languages

  • Portuguese

Loading